
Estrutura do Programa
O SUPERNOVA pode ser realizado em 2 módulos de semestre
- Edição Primavera (candidaturas de julho a outubro) – Aulas entre fevereiro e junho.
- Edição Outono (candidaturas de janeiro a abril) – Aulas entre setembro e janeiro.
Os candidatos realizarão dois semestres de aulas no âmbito do SUPERNOVA, em vez de apenas um, nas seguintes circunstâncias:
- A pedido do candidato.
- Caso o candidato esteja inscrito num programa com matemática e não seja aprovado no teste de Matemática presencial com uma classificação mínima de 13 em 20 valores, é necessário que frequente mais um semestre, primeiro para na disciplina Matemática Introdutória e, posteriormente, para prosseguir para a disciplina regular de Matemática.
- Sob recomendação do Comité de Admissões.
- Se o candidato não passar nos cursos obrigatórios após a conclusão do primeiro semestre.
Candidatos mais avançados podem concluir o programa em apenas um semestre (outono ou primavera). Os candidatos que precisarem de um período maior de adaptação poderão ter que realizar dois semestres do SUPERNOVA. O estudante só poderá inscrever-se no segundo semestre após a liquidação da taxa de inscrição e do pagamento final. Para mais informações, consulte a nossa página de custos.
O programa é constituído por um conjunto de disciplinas de seis Escolas da NOVA:
- Faculdade de Ciências e Tecnologia (NOVA FCT)
- Information Management School (NOVA IMS)
- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH)
- Faculdade de Ciências Médicas (NMS)
- Faculdade de Direito (NOVA Direito)
- NOVA School of Business and Economics (NOVA SBE)
As disciplinas são as seguintes:
A simples conclusão da SUPERNOVA com sucesso poderá não garantir o acesso direto a um dos Cursos de Licenciatura disponíveis na NOVA ou nas Universidades parceiras, para estudantes que sejam cidadãos da União Europeia e, portanto, não cumpram o Regime Especial de Estudantes Internacionais (regime projetado especificamente para candidatos de fora da UE). Os interessados em entrar diretamente nas licenciaturas através do SUPERNOVA devem acessar o site da instituição desejada e consultar os procedimentos de admissão da licenciatura.
Em particular, algumas das Escolas da NOVA e Universidades parceiras garantem condições especiais de admissão imediata para os alunos da SUPERNOVA. Especificamente, para este fim, os candidatos ao final da SUPERNOVA devem cumprir o seguinte:
- Passar a todas as disciplinas escolhidas do plano de estudos da SUPERNOVA. O plano de estudos do Programa inclui as seguintes componentes obrigatórias e as disciplinas exigidas por cada Escola mencionada na condição 3:
- Participar e passar no Clube de Ideias, disponível em português e inglês, os candidatos podem escolher de acordo com sua fluência no idioma
- Curso obrigatório de língua inglesa, exceto para candidatos que sejam falantes nativos ou possam certificar nível B2 ou superior de acordo com o CEFR (1 hora por dia); ou
- Curso obrigatório de língua portuguesa, exceto para candidatos que sejam falantes nativos ou possam certificar nível B2 ou superior de acordo com o CEFR (1 hora por dia).
- Ter frequência mínima de 80% em todas as aulas inscritas no SUPERNOVA.
- Cumprir os critérios específicos de progressão para a Licenciatura que pretendem ingressar (todas as disciplinas abaixo referem-se à oferta disponível ao SUPERNOVA)
- Ciências Naturais e Engenharias (Combinação de duas das seguintes disciplinas, dependendo da graduação escolhida)
- Passar a Matemática;
- Passar a Princípios de Físicas ou Princípios de Química;
- Passar a Biologia
- Tecnologia Digital
- Passar a Matemática;
- Passar a Foundational Aspects of Data ou Foundational Aspects of Information
- Passar a Física (no caso de Engenharia Informática)
- Ciências Sociais e Humanidades
- Passar a Métodos de Ciências Sociais
- Passar a Introdução a Direito e Democracia
- Ciências da Vida e Tecnologia
- Passar a Biologia; e
- Passar a Principles of Chemistry
- Direito
- Passar a Introdução ao Direito e Democracia com nota mínima de 12/20
- Passar a Introdução a Métodos do Ciências Sociais
- Economia e Gestão
- Passar a Matemática com nota mínima de 14/20 à Matemática avançada
- Passar à disciplina oferecida em Economia e Gestão
No final do SUPERNOVA, se os estudantes com estatuto de estudante internacional, cumprirem todos os requisitos acima referidos, terão admissão garantida em todas as faculdades da NOVA.*
Os estudantes que desejam estudar na NOVA FCSH, NSL, NMS e NOVA FCT terão que formalizar a sua candidatura junto das mesmas, cumprindo a calendarização disponível no site de cada uma. Os estudantes que desejam estudar na NOVA SBE e na NOVA IMS serão automaticamente inscritos através de um processo interno.
O ano letivo em Portugal começa por norma em setembro e termina em junho, portanto, todos os estudantes que completarem a edição de outono do SUPERNOVA (setembro-janeiro) poderão frequentar as disciplinas da licenciatura que escolheram mas apenas como alunos externos. A sua licenciatura só começará oficialmente em setembro, quando o ano académico começa em Portugal. A NOVA SBE é a única faculdade que tem um ingresso especial que permite aos estudantes começar a estudar o primeiro ano da licenciatura em fevereiro.





